HISTÓRICA

SANTA TERESA

Localizada entre o centro da cidade e a zona sul, o bairro de Santa Teresa é uma região histórica do Rio de Janeiro, com construções da época do império inspiradas na arquitetura francesa e possui uma rica e diversificada identidade cultural. Recebe esse nome pela presença do Convento de Santa Teresa construído em 1750, uma das principais referências visuais na época do império, sendo avistado de inúmeros pontos da cidade. Foi ocupada pela classe alta que passou a frequentar a região como alternativa ao centro populoso que começou a adensar e, em 1850, recebeu inúmeros habitantes que fugiam do surto de febre amarela, pois sua localização no alto de uma serra era privilegiada, afastando a possibilidade de contato com as áreas de contágio. A grande atração eram os bondes que, no início, eram tracionados por mulas e realizavam a subida pelas ruas Almirante Alexandrino e Joaquim Murtinho para, mais tarde, com o avanço da luz elétrica em 1896, os bondes ganharem motores e ampliarem seu percurso, cruzando o bairro até o antigo Aqueduto da Carioca.

Considerada o Montmartre Carioca por abrigar artistas e intelectuais das mais diversas origens, Santa Teresa é um bairro repleto de ateliers, museus, estúdios e pontos de encontro da boemia carioca. É um bairro formador de opinião, com participação ativa nas questões políticas e culturais da cidade, e possui uma das mais antigas associações de moradores do Rio de Janeiro, a Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa. No entorno do Largo do Guimarães existe um polo gastronômico com inúmeros estabelecimentos tradicionais, além de um comércio local que atende as necessidades dos moradores da região.

Santa Teresa é um ponto turístico amplamente visitado hoje em dia, atraindo visitantes de todos os lugares do mundo. Após sua revitalização, vários destes visitantes fixaram suas residências na região, ampliando ainda mais o intercâmbio cultural – especialmente imigrantes europeus, que se identificam com a arquitetura e estilo de vida. Locais como o mirante da Chácara do Céu e seu museu, mirante do Parque das Ruínas, Escadaria do Convento de Santa Teresa, Museu do Bonde, entre outras atrações fazem de Santa Teresa um destino obrigatório pra quem realmente curte cultura e história.

A Jeep Tour possui saídas diárias pela manhã e tarde de segunda a segunda e o passeio a Santa Teresa tem duração de 4 horas.

CONTATO

Nome Completo*

E-mail*

Please leave this field empty.

Assunto*

Mensagem

LIGUE E RESERVE

+55 21 3486 6379 // +55 21 3486 6384
+55 21 2589 0883 // +55 21 2108 5800

+55 21 3486 6379

+55 21 99314 5009

 reservas@jeeptour.com.br